ESSE BLOG FOI CRIADO PARA EU JUNTAR AQUI RECEITAS DOS AMIGOS, SENDO QUE TODOS OS CRÉDITOS DE POSTAGEM E FOTOS SERÃO DIRECIONADOS PARA O AUTOR (A) DE CADA RECEITA. TAMBÉM FOI UMA MANEIRA QUE ENCONTEI PARA PRESTIGIAR AS COZINHAS AMIGAS, SELECIONANDO RECEITAS INTERESSANTES E PRATICAS .

31/05/2011

Caponata de Berinjela

Passando rápidamente por alguns blogs, deparei com essa receita que adoro, e a autora é nossa amiga Deborah do http://www.delicias1001.com.br/. Pois bem, recomendo o blog dela para quem ainda não conhece, pq tem muitas receitas e sugestões incríveis e lógico que todos os créditos da receita e da foto é da autora do blog. Parabens Deborah,por fazer parte também desse nosso espaço.



Descasquei berinjelas e fatiei (bem finiiiiiiinho) no sentido do comprimento e, depois, coloquei uma fatia em cima da outra e fatiei de novo. Ficaram, então, tirinhas finas.
Acomodei essas tirinhas num escorredor de macarrão e intercalando com bastante sal. Deixei lá por 2 horas. (Essa berinjela não é cozida, durante esse processo o sal é que a ‘cozinha’, soltando uma água escura.)
Enquanto isso, fatiei pimentão verde, vermelho e amarelo, cebolas em pétalas e bastante alho laminado.
Numa panela grande, coloquei bastante azeite e fritei as cebolas e o alho, refoguei os pimentões. Acrescentei vinagre branco, cheiro-verde picadinho, azeitonas, alcaparras, pimentinha dedo-de-moça picada bem miudinho, orégano e uva passa sem semente.
Depois, peguei a berinjela e lavei muito bem, até sair todo aquele sal. Espremi e sequei num pano de prato.
Com a panela do refogado desligada, juntei a berinjela e mexi bem.
Coloquei tudo num pote grande e completei com azeite até cobrir bem, para não embolorar. Conservo na geladeira até o momento derradeiro...

As medidas são da cabeça mesmo. Para cada 2 berinjelas (que dá talvez um pote de 1 litro), uso 2 cebolas, 1 pimentão duas cores (ou nenhum, quando não tenho) e ½ xícara de vinagre branco (se quiser, pode usar vinho, mas espere o álcool evaporar na fervura).

18/05/2011

Batata com creme de batata, alecrim e sal grosso

Muito cansada e sem sono...mais valeu a pena,pq passeando rapidinho nos blogs amigos encontrei essas batatinhas tão práticas e deliciosas que nossa amiga Vinni do http://amehliadigital.blogspot.com postou. Logico que trouxe para cá e todos os créditos é da autora do blog.Passem la, que é td uma delícia.




Batatas com Creme de Batata e Alecrim

Ingredientes

Batatas cortadas ao meio e cozidas (cozinhei no microondas por 8 minutos)
Creme branco:
Faço com cebola picadinha, manteiga, farinha de trigo e leite.
Sal e cebolinha verde picada.

Modo de preparo

Depois de cozida (ou antes) corte as extremidades da batata. Para poder apoiá-la na assadeira.
Com cuidado, retire a polpa fazendo uma covinha em cada parte.
Amasse essa polpa e misture com o creme branco e o deixe bem cremoso,
se quiser pode acrescentar requeijão ou creme de ricota.
Preencher a batata, nesse momento deve escolher se quer levar para gratinar...
Se sim, coloque pedacinhos de muçarela por cima e polvilhe orégano.
Assadeira untada é só levar para gratinar.
Se não, é só salpicar com sal grosso e alecrim. Sirva quentinho.

03/05/2011

Medalhão com pimenta rosa

Ola amigos, nem acretido que estou conseguindo voltar e olha que com essa delícia que veio do blog da amiga Rê Gallo www.cantandodegallo.com.Eu adoro pratos elaborados com pimenta rosa e não podia deixar de selecionar essa receita aqui no culinaria dos amigos, uma maneira também de prestigiar nossa amiga e lógico que todos os créditos da foto e da receita é para a autora do blog. Parabéns Rê pelo seu blog e muito sucesso. Eu recomendo para quem ainda não conhece, vale a pena ser uma seguidora.



Para 4 pessoas

- 4 medalhões de filet mignon de 150 g cada;
- 1 1/2 xíc. de vinho branco (chardonnay ou outro branco seco);
- 2 col. de conhaque;
- 2 col. de vinagre balsâmico;
- 1 col. de açúcar
- 1 xíc. de caldo de carne (se for usar em tablete, dissolva meio cubo em uma xíc. de água);
- 1 punhado de pimenta rosa;
- 1 xíc. de creme de leite fresco;
- azeite;
- sal e pimenta do reino a gosto;

Como fazer:
Misture o açúcar e o balsâmico em uma panelinha e leve ao fogo baixo por cerca de 5 minutos, até reduzir à metade e ficar em consistência de calda, levemente caramelizada. Tire do fogo e reserve;
Em outra panela, junte o vinho e o conhaque e leve para ferver em fogo alto até reduzir à metade;
Acrescente o caldo de carne ainda em fogo alto, mexendo de vez em quando, por 15 minutos, até reduzir à metade novamente;
Acrescente a pimenta rosa, a redução de balsâmico e o creme de leite fresco. Deixe em fogo baixo por 5 minutos e mexa ocasionalmente, até o molho ficar cremoso;
Quando colocar os últimos ingredientes do molho, comece a preparar a carne: aqueça uma frigideira com um fio de azeite, em fogo alto, e coloque os medalhões. Grelhe um lado da carne, vire e tempere o lado já grelhado com sal e pimenta do reino. Vire e repita do outro lado;
Coloque os medalhões nos pratos, regue com o molho e sirva com aspargos grelhados;