ESSE BLOG FOI CRIADO PARA EU JUNTAR AQUI RECEITAS DOS AMIGOS, SENDO QUE TODOS OS CRÉDITOS DE POSTAGEM E FOTOS SERÃO DIRECIONADOS PARA O AUTOR (A) DE CADA RECEITA. TAMBÉM FOI UMA MANEIRA QUE ENCONTEI PARA PRESTIGIAR AS COZINHAS AMIGAS, SELECIONANDO RECEITAS INTERESSANTES E PRATICAS .

31/05/2011

Caponata de Berinjela

Passando rápidamente por alguns blogs, deparei com essa receita que adoro, e a autora é nossa amiga Deborah do http://www.delicias1001.com.br/. Pois bem, recomendo o blog dela para quem ainda não conhece, pq tem muitas receitas e sugestões incríveis e lógico que todos os créditos da receita e da foto é da autora do blog. Parabens Deborah,por fazer parte também desse nosso espaço.



Descasquei berinjelas e fatiei (bem finiiiiiiinho) no sentido do comprimento e, depois, coloquei uma fatia em cima da outra e fatiei de novo. Ficaram, então, tirinhas finas.
Acomodei essas tirinhas num escorredor de macarrão e intercalando com bastante sal. Deixei lá por 2 horas. (Essa berinjela não é cozida, durante esse processo o sal é que a ‘cozinha’, soltando uma água escura.)
Enquanto isso, fatiei pimentão verde, vermelho e amarelo, cebolas em pétalas e bastante alho laminado.
Numa panela grande, coloquei bastante azeite e fritei as cebolas e o alho, refoguei os pimentões. Acrescentei vinagre branco, cheiro-verde picadinho, azeitonas, alcaparras, pimentinha dedo-de-moça picada bem miudinho, orégano e uva passa sem semente.
Depois, peguei a berinjela e lavei muito bem, até sair todo aquele sal. Espremi e sequei num pano de prato.
Com a panela do refogado desligada, juntei a berinjela e mexi bem.
Coloquei tudo num pote grande e completei com azeite até cobrir bem, para não embolorar. Conservo na geladeira até o momento derradeiro...

As medidas são da cabeça mesmo. Para cada 2 berinjelas (que dá talvez um pote de 1 litro), uso 2 cebolas, 1 pimentão duas cores (ou nenhum, quando não tenho) e ½ xícara de vinagre branco (se quiser, pode usar vinho, mas espere o álcool evaporar na fervura).

8 comentários:

  1. Oi, Suely
    Obrigada pela divulgação. Que bom que vc gostou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. hummmm.... deve ser dos deuses! =D bjuss

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, mas deve ser óptima.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ficou ótimo.Tenha um feliz dia. Um abraço, Marta.

    ResponderExcluir
  5. Adoro berinjela, esta ficou linda.
    Fiz hoje mais ou menos assim, só que a minha é cozida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. GOSTEI DA SUGESTÃO, RECEITA ANOTADA :))
    BEIJINHO

    ResponderExcluir
  7. Hum Suely, Essa receita é ótima menina,amei!
    Parece estar deliciosa!
    Bjinho

    ResponderExcluir

Deixem seu comentário, afinal esse blog é exclusivo para prestigiar amigos, e me deixara feliz com sua participação.