ESSE BLOG FOI CRIADO PARA EU JUNTAR AQUI RECEITAS DOS AMIGOS, SENDO QUE TODOS OS CRÉDITOS DE POSTAGEM E FOTOS SERÃO DIRECIONADOS PARA O AUTOR (A) DE CADA RECEITA. TAMBÉM FOI UMA MANEIRA QUE ENCONTEI PARA PRESTIGIAR AS COZINHAS AMIGAS, SELECIONANDO RECEITAS INTERESSANTES E PRATICAS .

21/10/2010

Pão de alho,azeitonas e azeite com gorgonzola

Aproveitei o tempinho para sortear outro blog, e hoje o http://joaoeofogao.blogspot.com é nosso destaque aqui. escolhi essa maravilha de pão para partilhar com todos, pq sou fã de pão de alho e confesso que vou me apressar a testar essa receita. Todos os créditos da foto e receita é do autor do blog e para quem ainda não passou por la, eu recomendo.


Ingredientes

1 Kg de farinha de trigo
2 ovos
2 colheres de sopa de fermento bilógico seco
100 ml de azeite extra virgem
200 gramas de azeitona verde picadinha
1 colher de sopa de pasta de alho
1 colher de sopa rasa de sal
2 colheres de sopa de açucar
aprox. 350 ml de água morna.

Preparo.

Misture todos os ingredientes e sove muito bem, até que a massa desgrude das mãos e fique bem lisinha, se precisar coloque um tiquinho a mais de água ou de farinha ( até dar o ponto.
Se vc tiver máquina , coloque tudo dentro dela e ponha no ciclo massa.
Deixe crescer até dobrar de volume, uns 45 minutos.
Modele os pães, em formado de laranjas pequenas e coloque em forma untada separados um do outro por 1 cm.
Pincele com gema misturada com azeite, decore com gergelim sal grosoo ou papoula, e por cima coloque uma bolotinha da seguinte mistura.
Pegue 100 gramas de gorgonzola, 1 colher de sobremesa de alho em pasta, e amasse tudo com um garfo, vá colocando um fiozinho de azeite até chegar uma textura de uma maionese bem firme...
Leve para assar em forno alto até dourarem e se se prepare para os aromas que saem do forno... coisa boa!

OUTRO SELINHO

Esse mimo ganhei da querida amiga Angela do http://retromomentos.blogspot.com/..

Ele é um selinho do bem, ou seja, é uma campanha para sermos uma pessoa gentil, seja com a caixa do banco, com o gari, com o cobrador, com os pedestres etc.... Esse nosso mundão tá precisando né?

Pelo significado do selinho, não vou escolher 10 pessoas e sim deixar a disposição para todos que por aqui passarem.

Obrigada amiga Angela pelo carinho e por ter lembrado de mim.

12/10/2010

Rocambole de chocolate com Irish Cream

Bom, acho que quem passa por aqui ja perceberam que as receitas escolhidas são TOP , pq na verdade esse blog nada mais é do que meu livro de receitas amigas virtual que partilho com todos que me seguem e me visitam, e hoje o blog sorteado foi o de nossa querida amiga Akemi do http://pecadodagula.blogspot.com e essa receita foi escolhida por mim pq achei incrível essa massa tão delicada a base sómente de chocolate, ovos e açucar refinado. Parabéns a Akemi pelas delícias que ela compartilha conosco no seu blog e todos os créditos das fotos e receitas é da autora do blog com certeza. Voce ainda não conhece?...passa la e confere, vale a pena.





Massa:

175 g de chocolate meio amargo picado (usei dos padres)
5 ovos grandes (gemas e claras separadas)
150 g de açúcar refinado

Recheio:

1 colher de café expresso instantâneo
200 ml de creme de leite fresco
4 colheres de sopa de whisky (usei apenas duas, ficou bem suave)

Unte e forre com papel manteiga uma forma retangular de 33 x 23 cm (usei uma quadrada de 30x30cm). Unte o papel, é muito importante!!!

Derreta o chocolate num refratário em banho-maria ou no microondas e deixe amornar.

Bata as gemas com metade do açúcar por 3-4 minutos até formar uma mistura fofa e bem clara. Acrescente o chocolate derretido e continue batendo. Em uma outra vasilha totalmente limpa, bata as claras em neve adicionando o restante do açúcar em 2 ou 3 vezes até formar picos firmes. Misture 1/4 das claras na massa de chocolate e mexa cuidadosamente. Adicione o restante das claras em neve e termine de misturar. Despeje a mistura na forma e distribua-a bem nos cantos e nivele a superfície. Dê algumas batidas no fundo da forma para tirar bolhas de ar.

Asse em forno pré-aquecido a 170°C por cerca de 20 minutos ou até que a massa tenha crescido e esteja firme.

Deixe o bolo na forma por 10 minutos e depois cubra com uma folha de de papel-manteiga. A Cris polvilhou açúcar mas eu não coloquei nada. Vire de ponta cabeça usando outra forma para auxiliar e retire o papel grudado na bolo com cuidado. Cubra com um pano de prato e deixe esfriar.

Para fazer o recheio, misture o café com uma colher de sopa de água fervendo para dissolvê-lo. Deixe esfriar. Coloque em uma vasilha com o creme de leite e o whisky e bata até que a massa forme picos firmes. Espalhe o creme por toda a massa e enrole-a com a ajuda do papel manteiga. Retire o papel-manteiga e coloque o rocambole num prato.

Decore a gosto e sirva. Aqui polvilhei com açúcar de confeiteiro, chantilly e gotas de chocolate em formato de grãos de café. Na hora de cortar, corte de um vez, não faça movimentos de serrar porque o bolo se esfarela mais ainda.

08/10/2010

TORTA COM MOUSSE DE COCO

Vamos destacar hoje aqui a nossa querida amiga Heloisa do http://blodavovohelo.blogspot.com , que é um cantinho bem versátil e no meio de uma ou outra curiosidade vem a receitinha especial como esta por exemplo que eu achei intressantíssina porque a massa dela é coco puro, imaginem só a perdição que é essa torta. É isso ai pessoal, se vc ainda não conhece o blod dela , de um pulinho la, eu recomendo. Todos os créditos das fotos e receita é da autora do blog.




Massa:

2 pacotes de coco ralado (200 gramas)
1 ovo, mais uma clara
4 colheres (de sopa) de açúcar
3 colheres de água.

Misturar bem todos os ingredientes e forrar o fundo e as laterais de uma forma com fundo removível, com 22 cm de diâmetro, untada com manteiga. Pressionar bem, com os dedos, e assar em forno preaquecido, até dourar.
Deixar esfriar.

Recheio:

1 vidro de leite de coco (200 ml)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
100 gramas de coco ralado fresco
1 envelope de gelatina incolor, sem sabor

Dissolver a gelatina em 5 colheres de água, conforme instruções da embalagem. Deixar esfriar.

Bater todos os ingredientes no liquidificador e colocar na massa, que deverá estar fria. Levar à geladeira. Depois de firme, decorar com raspas de chocolate e um pouco do coco ralado fresco.

04/10/2010

Mini Lemon Curd Cakes

Http://cadadfarinha.blogspot.com foi o sorteado hoje,e queria parabenizar a amiga Daniella pelo conteúdo do seu blog e para falar a verdade foi difícil escolher uma receita, porque uma é melhor do que a outra. Achei interessante essa receita pq adoro tudo com limão e a combinação com o chocolate branco e ao leite me leva a crer que acertei na escolha. Recomendo o blog da Daniella para quem ainda não conhece. Todos os créditos das fotos e receitas é da autora do blog.




Massa:

5 ovos, claras separadas
5 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
l colher (sopa) de fermento em pó

Lemon Curd:
1 limão grande (prefiro o siciliano)
100gr de açúcar
25g de manteiga
1 ovo

Ganache de Chocolate Branco:
200 gr de chocolate branco
½ xicara de creme de leite sem soro

Ganache de Chocolate Meio Amargo:
200 gr de chocolate meio amargo
½ xicara de creme de leite sem soro

Modo de Preparo

Massa:

Bata as claras em neve, adicione as gemas e bata até clarear.
Junte o açúcar e bata mais um pouco.
Tire da batedeira e junte a farinha e o fermento aos poucos. Misture delicadamente.
Unte uma assadeira, forre com papel alumínio untado e despeje a massa. Leve ao forno pré-aquecido e asse por 7 a 10 minutos. Não deixe dourar.
Vire sobre um pano umido e corte a massa ao meio. Passe o recheio e com cuidado cubra com a outra metade da massa.


Lemon Curd:

Rale a casca do limão sem ralar a parte branca, em seguida junte o suco do limão, o açúcar, a manteiga e reserve.
Misture o ovo com um batedor e junte os ingredientes reservados e misture.
Colocar a vasilha em banho- Maria.
Mexer até o açúcar ficar dissolvido e o creme engrossar. Depois de pronto de um toque final com Licor Drambui.

Ganache de chocolate Branco:
Coloque os ingredientes em banho maria até derreter o chocolate e reserve.

Em outro recipiente fazer o mesmo com o Chocolate meio amargo e reserve.

Montagem:

Sobre o bolo recheado cubra com uma camada generosa de ganache de chocolate branco e leve para a geladeira por 6 horas no mínimo.

Corte com cortador e jogue o Ganache de chocolate meio amargo.