ESSE BLOG FOI CRIADO PARA EU JUNTAR AQUI RECEITAS DOS AMIGOS, SENDO QUE TODOS OS CRÉDITOS DE POSTAGEM E FOTOS SERÃO DIRECIONADOS PARA O AUTOR (A) DE CADA RECEITA. TAMBÉM FOI UMA MANEIRA QUE ENCONTEI PARA PRESTIGIAR AS COZINHAS AMIGAS, SELECIONANDO RECEITAS INTERESSANTES E PRATICAS .

31/08/2010

CASADINHOS DE DOCE DE LEITE

Esta díficil o tempo, mais hoje consegui sortear mais um blog amigo que é o http://sabordafer.blogspot.com e como sempre foi difícil selecionar uma receita. Escolhi esse bem casado pq é um doce muito bem vindo na culinária e confesso que pela foto ele parece ser muito fofo e vale a pena experimentar essa receita, portanto ela vai ficar por aqui nesse nosso livro de receitas virtual entre amigos e eu espero que todos gostem e prestigiem nossa amiga comentando sua receita. Todos os créditos da receita e foto são da autora do blog.Parabens amiga e obrigada por fazer parte de nosso espaço também.





INGREDIENTES

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
3/4 de xícara de manteiga em temp. ambiente
3/4 de xícara de açúcar
2 ovos
1 colher de sopa de raspas de limão
2 xícaras de açúcar de confeiteiro

PREPARO

Misture a farinha com o fermento e o sal. Na batedeira bata a manteiga com o açúcar até obter uma massa fofa. Junte os ovos, as raspas de limão e a farinha até ficar homogêneo.
Faça 2 bolas com a massa, cubra e gele por no mínimo 2 horas.
Aqueça o forno em temperatura média. Abra os discos de massa em superfície enfarinhada (a receita não diz nada, mas não dá para abrir sem a farinha) e corte com cortador de 4 cm de diâmetro. Coloque numa assadeira, deixando espaço entre eles. Asse por 6 minutos ou até as bordas dourarem. Passe no açúcar de confeiteiro e deixe esfriar. Eu coloquei recheio de leite condensado cozido (que cozinhei apenas 10minutos na pressão para ficarem bem clarinhos)

Rende 80 bolinhas (ou seja, 40 casadinhos).

18/08/2010

BOLO MOUSSE TRIPLO

Eu ja estava agoniada pela falta de tempo em estar por aqui, mais finalmente consegui sortear mais um blog para ser destaque aqui no culinaria dos amigos e a estrela hoje é nossa querida amiga FATIMA do http://comidinhasdapreta.blogspot.com. Como sempre é tão difícil escolher uma receita, mais optei por essa pq chocolate é sempre muito bem vindo e apreciado pela maioria e esse bolo esta incrível,fiquei apaixonada por ele e aqui vai a receita, sendo que todos os créditos das fotos e da receita é da autora do blog. Quem ainda não conhece, não perca tempo, vale a pena conhecer. Parabens amiga por fazer parte de nosso espaço também.








Ingredientes para a camada inferior:

06 colheres (sopa) de manteiga sem sal.
200 gramas de chocolate meio amargo picadinho.
3/4 colher (chá) de café instantâneo.
01 colher (chá) de extrato de baunilha.
04 ovos grandes separados.
01 pitada de sal.
1/3 xícara (chá) de açúcar mascavo.

Ingredientes para a camada do meio:

02 colheres (sopa) de cacau em pó.
05 colheres (sopa) de água quente.
200 gramas de chocolate meio amargo picadinho.
1 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco.
01 colher (sopa) de açúcar.

Ingredientes para a camada superior (topo).

3/4 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor.
01 colher (sopa) de água.
170 gramas de chocolate branco picado.
1 1/2 xícara de creme de leite fresco.
01 pitada de sal.

Modo de fazer:

♥ 1ª camada:

Unte uma forma de 20 cm de diâmetro, de preferência com fundo removível. Pré-aqueça o fôrno a 180ºC. Enquanto isso, em banho-maria, derreta a manteiga, o chocolate e o café em pó, mexendo sempre até obter uma mistura lisa.

Apague o fogo e imediatamente acrescente as gemas, mexendo vigorosamente com o fouer (batedor), fazendo isso, as gemas vão cozinhar sem criar "pelotas", certo? Acrescente a baunilha, misture mais um pouco e deixe esfriar. Reserve.

Na tigela da batedeira, bata as claras em neve juntamente com o sal em velocidade média, até ficar espumoso (cerca de 30 segundos). Então, aos poucos adicione a metade do açúcar mascavo e bata até que a mistura fique homogênea (cerca de 15 segundos). Acrescente o restante do açúcar, continue a bater em velocidade alta, até formar picos firmes (bater por cerca de 1 minuto aproximadamente).

Agora, junte as duas misturas: a de chocolate e a de claras e misture com o fouer delicadamente. Despeje a massa na fôrma untada e alise com a espátula. Leve para assar por aproximadamente 30 minutos, fôrno a 180ºc - 200ºc. Espere o bolo esfriar completamente para ser desinformado.

Se a segunda camada não for feita imediatamente, cubra o bolo com filme plástico e leve à geladeira, até que a segunda camada esteja pronta.

♥ 2ª camada:

Numa tigelinha, misture o cacau em pó e a água quente. Reserve.

Em banho-maria, derreta o chocolate, mexendo sempre até que fique liso. Depois de derretido, retire do fogo e espere uns 5 minutos para esfriar.

Na tigela da batedeira, em velocidade média, bata o creme de leite, açúcar e o sal. Aumente a velocidade e bata até que ao levantar o batedor, forme picos moles

Agora junte as 3 misturas: a de cacau, a do chocolate derretido e a do creme de leite. Com o fouer, misture delicadamente. Despeje essa mistura sobre o bolo que já deve ter esfriado. Bata a fôrma 3 vezes sobre a mesa para remover as bolhas de ar. Alise o topo com a espátula. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.

Agora vamos a preparação da última camada!

♥ 3ª camada:

Para fazer a camada do topo, pegue uma tigelina, polvilhe a gelatina sobre a água e deixe por pelo menos 5 minutos para amolecer.

Em uma panela média, coloque 1/2 xícara de creme de leite para ferver, retire a panela do fogo, adicione à mistura de gelatina e mexa até que fique bem dissolvida. Despeje a mistura de creme quente sobre o chocolate branco e deixe descansar por 1 minuto. Bata até obter uma mistura lisa. Mexa de vez em quando, até esfriar.

Na tigela (limpa) da batedeira, bata o restante do creme de leite (1 xícara de creme de leite) em velocidade média, até começar a engrossar.

Aumente a velocidade e bata até formar picos moles (levante o batedor para averiguar), por cerca de 30-60 segundos.

Agora junte as 2 misturas: de chocolate branco e do creme de leite, mexa delicadamente com o fouer. Cubra o bolo (a camada do meio) com a mousse. Alise bem a parte superior. Cubra o bolo com filme plástico e retorne à geladeira por aproximadamente 3 horas. Cuidado ao cobrir o bolo com o filme plástico, pois poderá grudar na mousse.

09/08/2010

BOLO DE TANG MORANGO E BATATA DOCE

Hoje estamos postando uma receita da amiga Soraia do blog http://soraiasilva29.blogspot.com que foi o sorteado. Foi difícil escolher uma receita, mais qdo me deparei com esta me chamou a atenção pelos ingredientes TANG E BATATA DOCE, não tão comuns em receitas de bolo e obervando pela foto a textura do bolo que é magnifica, foi então que decidi...é essa sem dúvida que será postada.Todos os créditos da foto e receita é da autora do blog. Quem ainda não conhece, eu recomendo, vale a pena passear por la. Espero que gostem da receita e prestigiem nossa amiga com vossos comentários. Obrigada Soraia por fazer parte desse nosso espaço também.



Ingredientes:

Massa:

5 Ovos
400 ml de Leite
0,50 ml de Óleo
220 gr. de Açúcar
400 gr. de Farinha
1 Colher de chá de Fermento em pó
2 Colheres de chá de Bicarbonato de Sódio
1 Pacote de Tang Morango
170 gr. de Batata Doce

Cobertura:
1/2 Pacote de Natas
1 Embalagem (200gr) de Queijo Fresco, tipo Philadélphia
1 Colher de Sopa de Vodka Morango (ou Whisky)
3 Colheres de sopa de Açúcar em pó

Coco ralado qb.
Confetis coloridos qb.


Preparação:
1. Descasque a batata doce e rale-a com um ralador fino. Reserve.
2. Numa taça bata todos os ingredientes da massa (incluindo a batata doce) com a ajuda de um fouet até obter uma mistura homogénea e sem grumos.
3. Leve ao forno, pré-aquecido numa forma de silicone ou outra untada com manteiga e polvilhada com farinha até cozer. (Demora cerca de 45 minutos, no entanto, faça o teste do palito).

Entretanto prepare a cobertura:
4. Misture muito bem as natas com o açúcar, o queijo-creme e a vodka. Leve ao frigorífico, pelo menos 10 minutos.

Depois do bolo estar cozido:
5. Retire-o do forno, deixe arrefecer um pouco e cubra-o com a cobertura de natas e queijo-creme, que anteriormente reservou no frigorífico.
6. Polvilhe com o coco ralado e os confetis coloridos.

04/08/2010

TORTA BANOFFI

Depois de dias exaustantes e muita falta de tempo, voltei aqui para publicar essa delícia de receita do blog sorteado hoje que é o http:/mangericota.blogspot.com. Obrigada minha amiga Dani por fazer parte de nosso espaço também.Para quem ainda não conhece o blog, recomendo, pois vale a pena não só passar , como ficar por lá. Todos os créditos das fotos e receitas é da autora do blog.





Ingredientes (fiz meia receita):

. 2 bananas prata ou caturra maduras (usei a prata);
. 175 grs de nata batida com 1 colheres de sopa de açúcar;
. 4 colheres (sopa) de doce de leite de excelente qualidade (usei leite condensado cozido);
. 200 grs bolacha maisena ou leite (usei a maisena);
. 100 grs de manteiga derretida (usei apenas amolecida).

Modo de fazer:

. Use o liquidificador ou processador para moer a bolacha até que fique bem fina. Junte a manteiga derretida à bolacha moída e misture até formar uma massa. Forre o fundo da uma forma (usei a quadrada com fundo removível de (20 x 20) com a massa. Coloque por cima da massa o doce de leite e espalhe bem. Corte a banana em rodelas e arrume-as uma ao lado da outra em toda a superfície. Por cima de tudo coloque a nata batida e com a ajuda de uma espátula ou de uma faca grande alise bem. Coloque na geladeira por 3 horas para que firme. Desenforme com cuidado, polvilhe chocolate em pó e sirva (eu polvilhei com canela). Bom apetite!