ESSE BLOG FOI CRIADO PARA EU JUNTAR AQUI RECEITAS DOS AMIGOS, SENDO QUE TODOS OS CRÉDITOS DE POSTAGEM E FOTOS SERÃO DIRECIONADOS PARA O AUTOR (A) DE CADA RECEITA. TAMBÉM FOI UMA MANEIRA QUE ENCONTEI PARA PRESTIGIAR AS COZINHAS AMIGAS, SELECIONANDO RECEITAS INTERESSANTES E PRATICAS .

30/06/2010

Risoto de Rúcula, Champignon e Mussarela

Hoje o blog http://cozinhadaninha.blogspot.com a nossa famosa "NICE & ANA" criada pela Ana foi sorteado aqui no Culinária dos Amigos e eu trouxe essa receita de risoto, por ser um prato muito apreciado e esse eu amei a combinação dos ingredientes. Agora, eu recomendo que visitem o blog de nossa amiga pq tem receitas incriveis. Espero que a Ana fique feliz por fazer parte desse nosso espaço também , e lógico...todos os créditos das fotos e receita é da autora do blog.






INGREDIENTES

. usei xic. medida de 200ml

2 xic. (chá) de arroz arbóreo
1 xic. (chá) de vinho branco seco
1 cebola média ralada
3 dentes de alho picadinhos
3 col. (sopa) de azeite
1 litro de caldo de legumes ou frango
1 pote pequeno de champignon
100g de mussarela ralda ou picadinha
1 maço de rúcula
*sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Refogue o azeite com a cebola e o alho, em seguida o arroz, o processo de preparação deve ser todo mexendo o risoto constantemente, adicione o vinho e deixe evaporar, coloque o caldo de legumes aos poucos até que o arroz fique "al dente" ou como vc preferir, ponha a rúcula, o queijo, o cogumelo e está pronto para servir, bom apetite!!!

25/06/2010

GELADO DE BROWNIE E SORVETE

O blog sorteado de hoje foi o http://soreceitassimples.blogspot.com. Confesso que foi difícil selecionar uma receita, pois uma é melhor que a outra, então eu vou sugerir que voces de um pulinho lá e confiram. Amiga Laura, parabens pelo seu blog, que para mim é uma verdadeira tentação. Suas fotos retratam o amor que voce dedica na manipulação de cada receita, portanto todos os créditos das fotos e receita é da autora do blog.






Ingredientes (receita duplicada, com exceção do brownie)

. 1 caixa de mistura pronta para brownie (uso Dona Benta)
. 2 litros de sorvete de morango

Ganache
. 3 barras de chocolate meio amargo picado (510g) (uso Amaro da Lacta)
. 2 caixas de creme de leite (uso Itambé: é mais consistente)

Decoração
. Raspas de chocolate

Preparo
1. Acenda o forno a 235° (espere pelo menos 10 minutos de aquecimento para pôr o bolo).

2. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma forma retangular pequena de 30x20x3,5cm.

3. Prepare a mistura para brownie de acordo com as instruções da embalagem (mas use manteiga; com margarina fica ressequido). Espalhe a massa na forma com ajuda de uma espátula de silicone.

4. Leve para assar por 25 minutos ou até que um palito enfiado no meio do bolo saia com uns poucos farelos úmidos grudados nele. Deixe esfriar totalmente sobre uma grade.

5. Desenforme e coloque numa bandeja. Amoleça um pouco o sorvete* mexendo com uma colher e distribua-o sobre o brownie. Leve ao freezer até endurecer o sorvete novamente (cerca de 3 horas).

6. Ganache: derreta o chocolate picado em banho-maria ou no microondas por 2 minutos na potência máxima. Misture o creme de leite. Se empelotar, volte ao microondas por mais 1 minuto e mexa bem. Se continuar empelotado, passe rapidamente no liquidificador. Leve à geladeira por alguns minutos para esfriar, espalhe rapidamente a ganache sobre o sorvete e leve-o ao freezer por 4 horas.

7. Retire do freezer e coloque na geladeira durante 10 minutos antes de servir. Decore com raspas de chocolate** e sirva.

Dica: Se você fizer o brownie na véspera, a confecção fica bem mais simples e rápida. Da segunda vez que fiz, recorri a este procedimento e achei-o ótimo.

*Se o sorvete for comprado de véspera e ficar muito duro, leve ao microondas durante 45 segundos na função descongelar.

**Raspas de chocolate: uso chocolate meio amargo da Harald, Cobertura Top fracionada, em temperatura ambiente. Raspo uma das laterais da barra com uma faca de carne bem amolada. Vale salientar que esse chocolate da Harald é de altíssima qualidade, possuindo um sabor excelente, bem diferente do que se come nas confeitarias.

24/06/2010

PANQUECAS DE CHOCOLATE (AMERICANAS)

Sorteado de hoje foi www.mangacompimenta.com e foi selecionada essa receita de panqueca doce que foi postado em 13/04/2010, que considero uma ótima sugestão para um café da manhã, ou mesmo um lanche da tarde. Espero que nossa querida amiga NANA fique feliz por fazer parte desse nosso espaço.Todos os créditos da foto e da receita é da autora do blog, quem ainda não conhece, passa lá, é td de bom....




INGREDIENTES

1 xícara e 1/4 de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
3 colheres de chocolate em pó
3 colheres de chá de fermento em pó
2 ovos levemente batidos
1 xícara de chá de leite
2 colheres de sopa de manteiga derretida
Pitada de sal
Óleo para untar

Misture em um recipiente a farinha, o chocolate, o açúcar, o fermento e o sal. Em outro recipiente misture os ovos, o leite e a manteiga.
Acrescente os líquidos aos secos, sem misturar em excesso.
O ponto da massa não deve ser muito líquido, deve escorrer lentamente.
Aqueça e unte a frigideira e coloque a massa no centro, cerca de 1/4 xícara por panqueca.

Agora vem a dica a minha dica "não espalhe a massa, como na nossa panqueca tradicional". Já que a cozinheira alegre que escreve aqui fez isso e ficou olhando com aquela cara "como assim?!".
Servi com calda de chocolate - quatro colheres de sopa de açúcar, quatro colheres de sopa de chocolate em pó e duas colheres de sopa de margarina... margarina #má que ficou aquela meleca em cima, na próxima eu compro manteiga.

23/06/2010

SELINHO

Que delícia, o culinária dos amigos recebeu seu primeiro selinho amigo. e quem presenteou foi a Ana Paula do http://economiadomesticaerequinte.blogspot.com
. Eu recomendo o blog dela por ser muito interessante.




O prêmio DARDOS é uma forma de reconhecer os valores que cada blogueiro emprega aos transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc... que em suma demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras e suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar o carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor a Web.

As regrinhas são: Escolher, 10 ou mais blogs e repassar os selinhos.

Aqui estão os blogs a quem com o mesmo carinho que recebi estou passando:

Silmara - http://silmaralayout.blogspot.com
Joao Mario - http://picadinhodebacana.blogspot.com
Ameixaseca - http://canelamoida.blogspot.com
Flavia - http://artenacozinha.blogspot.com
Lia - http://salaverdelia.blogspot.com
Carol - http://tuttodolcidacarol.blogspot.com
Laura - http://soreceitassimples.blogspot.com
Rosa - http://receitasdaromy.blogspot.com
Angela - http://retromomentos.blogspot.com
Conceição - http://eueostachos.blogspot.com

21/06/2010

PÃES DE LEITE COM CHOCOLATE

Agora o destaque é para nossa grande amiga Belinha do blog http://receitinhasdabelinhagulosa.blogspot.com, ela foi a sorteada hoje, e uma de suas receitas postada em 07/05/2009 foi selecionada e postada, que aliás eu adorei esse duplo sabor , as férias escolares estão chegando e as crianças vão adorar essa versão com chocolate para um pãozinho no lanche da tarde. Todos os créditos e das fotos e receitas são da autora do blog.Agora vamos apreciar e comentar essa receita e não deixem de visitar o blog dela que é um arrazo. Parabens Belinha pelos 03 anos de aniversario do blog.






Ingredientes:

250 g de leite
1 colher de chá de sal
50 g de manteiga
50 g de açúcar(se quiserem podem pôr mais açucar)
500 g de farinha
20 g de fermento de padeiro
50 gr de cacau ou chocolate em pó.

Preparação:

Colocar os ingredientes na cuba seguindo a ordem indicada na máquina. seleccionar o programa "Massa" e depois de ter levedado, retirar a massa da cuba, dividir ao meio a massa,numa pôr chocolate em pó,amassar bem..estica-se as duas massas põe-se uma em cima da outra,enrolar e cortar,moldar fazer o que quiserem, esperar mais 30 min que levedem de novo e levar ao forno para cozer.

Para quem não tem a máquina, pode fazer manualmente.

15/06/2010

QUEQUES DE AGRIÃO

Hoje é o dia do blog http://receitasdapatanisca.blogspot.com , que foi o sorteado e que uma de suas maravilhosas receitas foi selecionada e postada aqui no culinaria dos amigos. Achei o máximo essa receita e sua COR 'VERDE' prestigia a bandeira Brasileira de nosso País que daqui a pouco estréia na Copa do Mundo contra a Coréia do Norte. Parabens amiga pelo seu blog e por fazer parte desse nosso espaço.Agora queridos amigos vamos prestigiar nossa amiga comentando sua receita e visitando o blog dela nunca esquecendo que todos os créditos das fotos e receitas é da autora do blog.




INGREDIENTES

1/2 molho de agrião
2/3 chávena de óleo
1/2 chávena de açúcar
3 ovos inteiros
2 chávenas de farinha para bolos
Uns salpicos de fermento

PREPARO

Bata bem os ovos inteiros até que estes dupliquem de volume. Misture bem todos os outros ingredientes com os ovos, excepto o óleo e os agriões que primeiro são picados e misturados na varinha mágica. Só depois se misturam aos outros ingredientes.
Passe as formas de silicone por água e coloque uma colher de sopa bem cheia de massa em cada uma delas. Leve ao forno quente por 15 a 20 minutos, retire do forno, deixe arrefecer e desenforme.

AQUI VAI SUGESTÃO PARA COBERTURA USADA PELA NOSSA AMIGA QUE ACRESCENTOU NA COBERTURA
COMPOTA DE MORANGO, MOLHO DE CHOCOLATE E IOGURTE AROMATIZADO COM LIMÃO.

GLACÊ PARA COBERTURA DE BOLO

Ingredientes:

•500 gr de açúcar de confeiteiro Glaçúcar União peneirado(s)
•6 colher(es) (sopa) de margarina Qualy Sadia
•3 unidade(s) de clara de ovo em neve
•1 colher(es) (sopa) de suco de limão

Preparação:

Bata as claras de ovo em uma tigela ou batedeira até dar o ponto de neve firme. Adicione aos poucos o açúcar. Depois, adicione as colheres de margarina. Em seguida, o suco de limão. Deixe bater até ficar consistente.

10/06/2010

CHEESECAKE DE AMORAS E FRAMBOESAS

Bom, hoje a sorte bateu no blog http://figosefunghis.blogspot.com, e nossa grande amiga Fabiana é a estrela hoje no Culinária dos Amigos. Foi difícil fazer uma seleção de receita, pq o blog dela é incrível, só tem delícias e cada prato elaborado tem um requinte especial, mais tinha que escolher uma e como eu adoro frutos vermelhos aqui fica essa maravilha de sugestão para uma sobremesa fácil, saborosa, e requintada. parabéns Fabiana pelo seu blog. Quem ainda não conhece, eu recomendo...passem lá. Essa receita foi postada em 14.02.10 e todos os créditos das foto e da receita é da autora do blog.






Ingredientes:
Para a massa

200g de biscoito tipo maisena
80g de manteiga sem sal amolecida em temperatura ambiente (apenas esqueça fora da geladeira)


Para o recheio

300g de cream cheese light
1 lata de leite condensado light


Para a cobertura

1 xícara de amoras frescas
1 xícara de framboesas frescas
1 xícara de chá de água filtrada
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de suco de limão
1 pacotinho (12g) de gelatina em pó sem cor e sem sabor


Modo de Preparo:

No processador moa os biscoitos de maisena até formar uma farinha fina. Passe para uma tigela e misture bem com a manteiga derretida, com a ajuda de um garfo, até formar uma farofa úmida e homogênea, de consistência mais grossa. Reserve. Na batedeira misture o cream cheese com o leite condensado até formar um creme liso e encorpado. Forre o fundo de uma assadeira de aro removível com papel manteiga e sobre ele ajeite a farofa de biscoitos. Pressione bem a farofa no fundo da assadeira com as pontas dos dedos para que fique uma base bem compacta. Cubra a massa com a mistura de creem cheese e leite condensado. Leve ao forno médio (220°) por aproximadamente 15 minutos, ou até que perceba que a base está bem dourada e o creme com uma película branca na superfície. Retire do forno e deixe esfriar. Enquanto isso prepare a cobertura derretento o açúcar em 1/2 xícara de água. Após a fervura acrescente metade das frutas. Cozinhe por 20 minutos em fogo baixo até chegar no ponto de geléia. Acrescente o suco de limão e a outra metade das frutas (gosto de colocar suco de limão para quebrar um pouco o doce da geléia, assim ela não fica nada enjoativa). Desligue e reserve. Hidrate a geletina na outra metade da água e ferva. Deixe amornar e misture à geléia de frutas. Cubra a cheesecake com esta calda (se quiser enfeite-a com algumas frutas frescas inteiras) e leve à geladeira por 1 hora. Sirva bem geladinha.

07/06/2010

Omelete Rústica de Aspargos

PARABENS A QUERIDA LADY BOHÈME...

Dessa vez a sorteada foi a menina Lady Bohème de Florenza na Itália.Seu blog http://hiperica.blogspot.com. A receita selecionada foi essa omelete por ser considerada uma exelente sugestão para uma refeição rápida e sofisticada. Todos os créditos das fotos e receita é de nossa amiga , a autora do blog. Eu ja passei traduzida a receita, por isso alguma alteração na forma descrita da receita, o que não impede de ser compreendida em sua descrição. Sugiro que conheçam o blog de nossa amiga, pq é muito interessante e tem um excelente conteúdo.






Ingredientes

2 ovos, o leite a gosto, farinha a gosto, salsa picada, sal, pimenta preta, pontas de espargos cozidos, queijo parmesão, cortado provola, óleo de Evo.

Preparação

Bata os ovos em uma tigela e adicione um pouco de farinha, um pouco "de leite, um raminho de salsa picada, sal, pimenta preta e um punhado de parmesão ralado. Misture bem todos os ingredientes, deve ser composto de um razoavelmente grande. Em uma panela antiaderente coloque um pouco de azeite, deixe aquecer bem, em seguida, despeje a mistura e cozinhe em ambos os lados, como uma omelette normal. Distribuídos na superfície da omelete, pontas de aspargos cozidos e coloque algumas fatias finas de provola, em seguida, enrole o omelete sobre si e sobre os lados se sobrepõem, adicione outra fatia de provola. Incoperchiate por alguns segundos para derreter o provola seguida e decore com salsa.

03/06/2010

BROWNIE DE CHÁ VERDE E CHOCOLATE

Parabens a nossa querida amiga Ameixa Sêca do blog http://canelamoida.blogspot.com, pois hoje foi o seu dia de destaque aqui no Culinaria dos Amigos e uma de suas maravilhosas receitas foi selecionada e aqui esta para nossa apreciação. Essa receita foi postada no Canela Moida em 03.11.09 e todos os créditos das fotos e da receita é da autora do blog. Obrigada minha amiga por fazer parte desse espaço também.






Ingredientes:

200 gr de chocolate
100 gr de manteiga/margarina
4 colheres rasas (sopa) de cacau em pó
4 ovos pequenos
160 gr de açúcar refinado
80 gr farinha de trigo

Para o creme de chá verde:

225 gr de queijo-creme/cream-cheese
80 gr de açúcar
1 ovo
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 1/2 colher (sopa) de chá verde/matcha


Aqueça o forno a 180º C.

Unte uma forma quadrada ou rectangular, forre-a com papel vegetal e volte a untar.
Pique o chocolate grosseiramente e derreta-o juntamente com a manteiga em banho maria ou no microondas.
Assim que estiver totalmente derretido misture o cacau em pó.
Bata os ovos e o açúcar durante 5 minutos.
Adicione a mistura de chocolate e cacau, misture e envolva em seguida a farinha.
Coloque o queijo-creme num recipiente e bata até estar cremoso, junte o açúcar e bata mais um pouco. Adicione o ovo e bata novamente por 2 minutos.
Finalmente, adicione a farinha e o matcha/chá verde, previamente peneirados. Envolva bem.
Despeje a massa de chocolate e a de matcha alternadamente e passe um palito para lhe dar um aspecto mármore.
Leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos. Assim que estiver cozido retire do forno e deixe arrefecer coberto por um pano durante 10 minutos, antes de desenformar.
Corte os brownies apenas quando a massa estiver completamente fria.

Quem não tiver chá verde ou matcha, pode colocar corante, extracto de baunilha ou outro a gosto. Acho que também resulta muito bem!

01/06/2010

RISOTTO AO FUNGHI PORCINI

Queridos amigos, não estou conseguindo sortear um blog por dia como pretendia devido muito trabalho, mais estou me esforçando e hoje a Ana Kaddja do Blog "http://eumulheratual1.blogspot.com foi a comtemplada e foi selecionada essa maravilha de risotto postado em 16.04.2010, que é um prato indispensável em nosso cardápio por ser único e completo, espero que gostem e apreciem e sempre lembrando que todos os créditos das fotos e receita é da autora do blog. Parabéns Ana pelo blog e pela receita.

Vamos prestigiar nossa amiga, amanhã podera ser voce aqui...






Ingredientes

2 xícaras de arroz arbóreo de boa qualidade ( um bom arroz faz toda diferença)
300ml de vinho branco seco*
1 xícara de alho poró cortado em rodelas finas
1,600 ml de caldo de carne ou 1 cubinho de caldo de carne dissolvido na água
1 colher de manteiga
4 fatias de Funghi Porcini cortadas finamente e deixadas de molho ao vinho (por 12horas) que será usado no preparo do arroz*
4 nozes quebradas em pedacinhos
100g de queijo parmesão ralado

Modo de fazer


Em uma panela esquente a manteiga e acrescente o alho poró, dê uma mexida rápida e coloque o arroz, mexa rapidamente e vá acrescentando o vinho aos poucos e mexendo sempre, quando o vinho estiver secando acrescente o caldo de carne aos poucos até que o arroz esteja cozido "al dente". Depois de pronto adicione as nozes.
Desligue o fogo, e se desejar coloque o queijo ralado dentro da panela depois mexa, ou se achar melhor, deixe para polvilhar o queijo por cima do arroz quando já estiver no prato.

Sirva imediatamente e decore com uma folha de hortelã.