ESSE BLOG FOI CRIADO PARA EU JUNTAR AQUI RECEITAS DOS AMIGOS, SENDO QUE TODOS OS CRÉDITOS DE POSTAGEM E FOTOS SERÃO DIRECIONADOS PARA O AUTOR (A) DE CADA RECEITA. TAMBÉM FOI UMA MANEIRA QUE ENCONTEI PARA PRESTIGIAR AS COZINHAS AMIGAS, SELECIONANDO RECEITAS INTERESSANTES E PRATICAS .

12/10/2010

Rocambole de chocolate com Irish Cream

Bom, acho que quem passa por aqui ja perceberam que as receitas escolhidas são TOP , pq na verdade esse blog nada mais é do que meu livro de receitas amigas virtual que partilho com todos que me seguem e me visitam, e hoje o blog sorteado foi o de nossa querida amiga Akemi do http://pecadodagula.blogspot.com e essa receita foi escolhida por mim pq achei incrível essa massa tão delicada a base sómente de chocolate, ovos e açucar refinado. Parabéns a Akemi pelas delícias que ela compartilha conosco no seu blog e todos os créditos das fotos e receitas é da autora do blog com certeza. Voce ainda não conhece?...passa la e confere, vale a pena.





Massa:

175 g de chocolate meio amargo picado (usei dos padres)
5 ovos grandes (gemas e claras separadas)
150 g de açúcar refinado

Recheio:

1 colher de café expresso instantâneo
200 ml de creme de leite fresco
4 colheres de sopa de whisky (usei apenas duas, ficou bem suave)

Unte e forre com papel manteiga uma forma retangular de 33 x 23 cm (usei uma quadrada de 30x30cm). Unte o papel, é muito importante!!!

Derreta o chocolate num refratário em banho-maria ou no microondas e deixe amornar.

Bata as gemas com metade do açúcar por 3-4 minutos até formar uma mistura fofa e bem clara. Acrescente o chocolate derretido e continue batendo. Em uma outra vasilha totalmente limpa, bata as claras em neve adicionando o restante do açúcar em 2 ou 3 vezes até formar picos firmes. Misture 1/4 das claras na massa de chocolate e mexa cuidadosamente. Adicione o restante das claras em neve e termine de misturar. Despeje a mistura na forma e distribua-a bem nos cantos e nivele a superfície. Dê algumas batidas no fundo da forma para tirar bolhas de ar.

Asse em forno pré-aquecido a 170°C por cerca de 20 minutos ou até que a massa tenha crescido e esteja firme.

Deixe o bolo na forma por 10 minutos e depois cubra com uma folha de de papel-manteiga. A Cris polvilhou açúcar mas eu não coloquei nada. Vire de ponta cabeça usando outra forma para auxiliar e retire o papel grudado na bolo com cuidado. Cubra com um pano de prato e deixe esfriar.

Para fazer o recheio, misture o café com uma colher de sopa de água fervendo para dissolvê-lo. Deixe esfriar. Coloque em uma vasilha com o creme de leite e o whisky e bata até que a massa forme picos firmes. Espalhe o creme por toda a massa e enrole-a com a ajuda do papel manteiga. Retire o papel-manteiga e coloque o rocambole num prato.

Decore a gosto e sirva. Aqui polvilhei com açúcar de confeiteiro, chantilly e gotas de chocolate em formato de grãos de café. Na hora de cortar, corte de um vez, não faça movimentos de serrar porque o bolo se esfarela mais ainda.

11 comentários:

  1. Meu pai... Que tentação maravilhosa!! ;)
    Bjks e Ótimo Feriado!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Suely! Adorei sua coletânea de receitas e fico muito feliz pelo Pecado da Gula fazer parte tbm! Bjsss e bom feriado!

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaa!!! isto deve ser uma delícia...
    Bjs e bom feriado.

    ResponderExcluir
  4. SUELY, ESSE FOI DOS DEUSES MESMO HEIN? PARA NINGUÉM BOTAR DEFEITO. ADOREI.

    ResponderExcluir
  5. amei seu blog.esperando para vc ser minha seguidora tb..bjimm

    ResponderExcluir
  6. Suely e Akemi,
    Realmente essa receita parece fantástica.
    Vai ficar na minha listinha.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Su, aki so tem receitas maravilhsosaaaaaaaa

    Adorei!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tem um mimo pra vc lá no blog http://retromomentos.blogspot.com/
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Ciao! Mi sono appena iscritta tra i tuoi sostenitori perché trovo il tuo blog molto carino, accogliente e pieno di bellissime ricette. Complimenti! :-)

    ResponderExcluir
  10. wow...che buonoooooooooooooo
    tornerò a trovarti, il tuo blog è proprio carino...
    a presto ciaoooooooooooooooo

    ResponderExcluir

Deixem seu comentário, afinal esse blog é exclusivo para prestigiar amigos, e me deixara feliz com sua participação.