ESSE BLOG FOI CRIADO PARA EU JUNTAR AQUI RECEITAS DOS AMIGOS, SENDO QUE TODOS OS CRÉDITOS DE POSTAGEM E FOTOS SERÃO DIRECIONADOS PARA O AUTOR (A) DE CADA RECEITA. TAMBÉM FOI UMA MANEIRA QUE ENCONTEI PARA PRESTIGIAR AS COZINHAS AMIGAS, SELECIONANDO RECEITAS INTERESSANTES E PRATICAS .

18/08/2010

BOLO MOUSSE TRIPLO

Eu ja estava agoniada pela falta de tempo em estar por aqui, mais finalmente consegui sortear mais um blog para ser destaque aqui no culinaria dos amigos e a estrela hoje é nossa querida amiga FATIMA do http://comidinhasdapreta.blogspot.com. Como sempre é tão difícil escolher uma receita, mais optei por essa pq chocolate é sempre muito bem vindo e apreciado pela maioria e esse bolo esta incrível,fiquei apaixonada por ele e aqui vai a receita, sendo que todos os créditos das fotos e da receita é da autora do blog. Quem ainda não conhece, não perca tempo, vale a pena conhecer. Parabens amiga por fazer parte de nosso espaço também.








Ingredientes para a camada inferior:

06 colheres (sopa) de manteiga sem sal.
200 gramas de chocolate meio amargo picadinho.
3/4 colher (chá) de café instantâneo.
01 colher (chá) de extrato de baunilha.
04 ovos grandes separados.
01 pitada de sal.
1/3 xícara (chá) de açúcar mascavo.

Ingredientes para a camada do meio:

02 colheres (sopa) de cacau em pó.
05 colheres (sopa) de água quente.
200 gramas de chocolate meio amargo picadinho.
1 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco.
01 colher (sopa) de açúcar.

Ingredientes para a camada superior (topo).

3/4 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor.
01 colher (sopa) de água.
170 gramas de chocolate branco picado.
1 1/2 xícara de creme de leite fresco.
01 pitada de sal.

Modo de fazer:

♥ 1ª camada:

Unte uma forma de 20 cm de diâmetro, de preferência com fundo removível. Pré-aqueça o fôrno a 180ºC. Enquanto isso, em banho-maria, derreta a manteiga, o chocolate e o café em pó, mexendo sempre até obter uma mistura lisa.

Apague o fogo e imediatamente acrescente as gemas, mexendo vigorosamente com o fouer (batedor), fazendo isso, as gemas vão cozinhar sem criar "pelotas", certo? Acrescente a baunilha, misture mais um pouco e deixe esfriar. Reserve.

Na tigela da batedeira, bata as claras em neve juntamente com o sal em velocidade média, até ficar espumoso (cerca de 30 segundos). Então, aos poucos adicione a metade do açúcar mascavo e bata até que a mistura fique homogênea (cerca de 15 segundos). Acrescente o restante do açúcar, continue a bater em velocidade alta, até formar picos firmes (bater por cerca de 1 minuto aproximadamente).

Agora, junte as duas misturas: a de chocolate e a de claras e misture com o fouer delicadamente. Despeje a massa na fôrma untada e alise com a espátula. Leve para assar por aproximadamente 30 minutos, fôrno a 180ºc - 200ºc. Espere o bolo esfriar completamente para ser desinformado.

Se a segunda camada não for feita imediatamente, cubra o bolo com filme plástico e leve à geladeira, até que a segunda camada esteja pronta.

♥ 2ª camada:

Numa tigelinha, misture o cacau em pó e a água quente. Reserve.

Em banho-maria, derreta o chocolate, mexendo sempre até que fique liso. Depois de derretido, retire do fogo e espere uns 5 minutos para esfriar.

Na tigela da batedeira, em velocidade média, bata o creme de leite, açúcar e o sal. Aumente a velocidade e bata até que ao levantar o batedor, forme picos moles

Agora junte as 3 misturas: a de cacau, a do chocolate derretido e a do creme de leite. Com o fouer, misture delicadamente. Despeje essa mistura sobre o bolo que já deve ter esfriado. Bata a fôrma 3 vezes sobre a mesa para remover as bolhas de ar. Alise o topo com a espátula. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.

Agora vamos a preparação da última camada!

♥ 3ª camada:

Para fazer a camada do topo, pegue uma tigelina, polvilhe a gelatina sobre a água e deixe por pelo menos 5 minutos para amolecer.

Em uma panela média, coloque 1/2 xícara de creme de leite para ferver, retire a panela do fogo, adicione à mistura de gelatina e mexa até que fique bem dissolvida. Despeje a mistura de creme quente sobre o chocolate branco e deixe descansar por 1 minuto. Bata até obter uma mistura lisa. Mexa de vez em quando, até esfriar.

Na tigela (limpa) da batedeira, bata o restante do creme de leite (1 xícara de creme de leite) em velocidade média, até começar a engrossar.

Aumente a velocidade e bata até formar picos moles (levante o batedor para averiguar), por cerca de 30-60 segundos.

Agora junte as 2 misturas: de chocolate branco e do creme de leite, mexa delicadamente com o fouer. Cubra o bolo (a camada do meio) com a mousse. Alise bem a parte superior. Cubra o bolo com filme plástico e retorne à geladeira por aproximadamente 3 horas. Cuidado ao cobrir o bolo com o filme plástico, pois poderá grudar na mousse.

6 comentários:

  1. Deve ser deliciosa e é linda...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ficou uma gulodice.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Este bolo deu água na boca...hummm que delicia!!

    bjos pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Uma delicia irresistível deveria ser o título... ahah

    Um convite: Venha conhecer as minhas pequenas criações e faculte a sua opinião sobre as mesmas por lá ;)
    Continuação de muitas e boas criações, tal como tem feito até agora,
    Atentamente,

    Telma Henriques
    www.artrock-telma.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixem seu comentário, afinal esse blog é exclusivo para prestigiar amigos, e me deixara feliz com sua participação.