ESSE BLOG FOI CRIADO PARA EU JUNTAR AQUI RECEITAS DOS AMIGOS, SENDO QUE TODOS OS CRÉDITOS DE POSTAGEM E FOTOS SERÃO DIRECIONADOS PARA O AUTOR (A) DE CADA RECEITA. TAMBÉM FOI UMA MANEIRA QUE ENCONTEI PARA PRESTIGIAR AS COZINHAS AMIGAS, SELECIONANDO RECEITAS INTERESSANTES E PRATICAS .

07/05/2010

MASSA FOLHADA CASEIRA E PASTEIS DE NATA

Meus amigos, esta tudo muito corrido, estou trabalhando muito...hoje o blog sorteado foi o da amada Sonia Meirinho - http://soniameirinho1988.blogspot.com, e a receita selecionada foi essa receita tradicional de Portugal, pq não tem um blog portugues que não tem os famosos pastéis de nata, só que aqui voce também aprende a massa folhada caseira passo a passo e por isso destaquei essa receita, pq muitos só utilizam a pronta por não saberem fazer, e a diferença é grande, podem ter certeza.
Agora, vamos prestigiar nossa amiga relembrando esse post e comentando, nunca esquecendo que todos os créditos de foto e receitas é da autora do blog.Passem la quem não conhece, o blog é dez....Ah essa receita foi postada em 16/11/2009.



Ingredientes ( da massa folhada ):

- 500 gr. de farinha;
- 3 dl. de água;
- 400 gr. de manteiga;
- 1 pitada de sal;
- 1 colher de sopa de vinagre.

Mistura-se todos os ingredientes para confeccionar a massa, menos a manteiga que se incorpora depois mais tarde. Fazer uma bola de massa, cortar em forma de cruz por cima, tapar e deixar repousar 10 minutos.

Entretanto coloca-se a manteiga em papel vegetal e bate-se com o rolo da massa para esta ficar com a mesma consistência de toque que a massa.



Depois do tempo de repouso da massa, esticá-la como na foto. Colocar a manteiga no centro e fechar. Esticar a massa e dobrá-la em 3. Virá-la e repetir o processo de esticar ( folheamos 2 vezes ).



No fim pincelar com água e formar um rolo onde se cortam pedaços de massa com cerca de 1cm cada e colocar em formas e espalhar através do centro até cobrir tudo.



Ingredientes ( Recheio ):

- 1 dl. de água;
- 300 gr. de açúcar;
- 2 colheres de sopa de farinha;
- 5 dl. de leite;
- 7 gemas;
- 2 ovos.

1. Coloca-se o leite a ferver com uma casca de limão. Retira-se um pouco do leite e desfaz-se a farinha;

2. Bate-se as gemas e os ovos inteiros sem fazer espuma. Depois adiciona-se o leite fervido ( mexendo bem para não cozinhar os ovos ) e o leite com a farinha dissolvida ( retira-se antes a casca de limão );

3. Dentro de um tacho coloca-se o açúcar e a água e leva-se a ferver até obter o ponto pérola e depois adiciona-se ao preparado anterior e mexe-se;

4. Coloca-se em formas não enchendo demasiado ( Se o recheio entornar na cozedura este não irá ficar cozinhado mas sim crú );

5. Cozem-se em forno quente ( 250ºC ) durante cerca de 25 minutos. Desenformar logo à saída do forno.


DICAS: A meio da cozedura salpique os pastéis de nata com água para estes baixarem. Faça o mesmo no final.




9 comentários:

  1. Hummmm.... que delícia :p
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga!!!! Fico feliz por ter sido sorteada!!!! Espero que tenhas gostado da receita!! Beijos enormes e mais uma vez obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Esta comida es muy bonita! felicitaciones!

    ResponderExcluir
  4. Estes pasteis de nata, têm um aspecto dos céus!!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderExcluir
  5. Oi Suely,
    Obrigada por visitar o meu blog.
    Tudo é muito novo p/ mim e estou indo bem devagar.
    Adorei os seus blogs e já sou seguidora.
    Dias iluminados p/ vc.
    Bjs, Rê

    ResponderExcluir
  6. Ai, eu estava mesmo precisando de uma receita de massa folhada. Aqui na minha cidade não sei onde encontrar. Mas esses pásteis parecem muito deliciosos!! Adorei seu blog. Já sou sua seguidora.
    Abraço,
    Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Esta tua ideia é optima!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Anônimo13/6/10

    oi gostei muito graca

    ResponderExcluir
  9. beth Oliveira25/9/10

    Muito legal o blog,criativo.Um grande abraço Beth Oliveira

    ResponderExcluir

Deixem seu comentário, afinal esse blog é exclusivo para prestigiar amigos, e me deixara feliz com sua participação.